terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A intenção de Satã


Acreditem: se satã fez um esboço de como dominaria o mundo, o computador estava incluído nesse rascunho como sua principal arma psicológica para danificar a mente humana. A parte angelical dessa máquina nos ilude. O teclado é para nos dar a sensação de estarmos no comando. A tela é recheada de cores e ícones para parecer que estamos em um mundo mágico, onde tudo é possível. Entretanto, o cérebro da máquina está na CPU, local praticamente proibido para nós, leigos. A maldita tem um disco rígido. Não é flexível, é rígido.
Contando que passamos grande parte do nosso dia no trabalho e que, atualmente, a maioria das profissões são exercidas com o auxílio do computador, podemos concluir que somos torturados e atormentados por essa máquina incessantemente.
Algumas das mensagens emitidas, atestam os requintes de crueldade a que estamos expostos. Uma das mais irritantes, e que me leva a esmurrar a mesa na esperança de frear o ímpeto de dar marretadas no computador é “este programa não está respondendo”. O gerúndio é totalmente enganador; dá-nos a ilusão de que, em algum momento, ele pode vir a responder, o que é uma grande mentira. A mensagem correta seria: o computador decidiu que, a partir desse momento, não responderá mais aos seus comandos. E, com o intuito de aumentar a nossa raiva, com a decisão de que ele não irá mais responder, os dados digitados e não-salvos ficarão congelados bem em frente aos nossos olhos, como se estivessem em um mundo paralelo, inatingível a nós, humanos.
Uma outra mensagem que me faz ter saudades da máquina de escrever é “não foi possível reconhecer o teclado. Por favor, pressione a tecla F1 para solucionar o problema”. Essa nem Einstein conseguiria resolver.
Outro comunicado irritante é “esta página está com erro irreparável. Clique Ok para fechá-la.” Primeiro, o que ele faz questão de desprezar e que chama de “esta página” nada mais é do que o trabalho que levamos horas para digitar e nos esquecemos de salvar. Mas, o pior, é mandar que a gente clique no ok para fechar a página. Clique no ok? Ok para quem?
O melhor é quando aparece a mensagem bombástica de que “está página contém alguns itens que não são seguros. Deseja exibi-los?”. É como se alguém perguntasse: nessa sala estão reunidos Saddam Hussein, Fernandinho Beiramar e Hitler, todos eles armados e furiosos. Você deseja entrar?
Acredito ainda que a impunidade deva imperar no mundo da informática, já que os computadores se sentem no direito divino de nos fazer acusações injustas, baseadas no nada. Como, por exemplo, “você realizou uma operação ilegal e este programa será fechado”. Normalmente, essa acusação acontece quando estamos simplesmente olhando para a tela, sem sequer tocá-lo. É como ser acusado de um crime que você nem sabe aonde ocorreu. Aliás, os policiais de elite deveriam fazer um treinamento psicológico anterior à prática, que consistiria em trabalhar por um mês como usuários de computadores. Após o período estipulado, aqueles que não enlouqueceram estariam preparados para qualquer situação de pressão e suspense. Porque ter como companheiro de cotidiano o computador, é agüentar a constante pressão de acabar logo o que deve ser feito, antes que algum problema inédito apareça, e sobreviver ao suspense de ser interpelado a qualquer momento por mensagens indecifráveis.
Falando em indecifrável, os programadores poderiam nos poupar das charadas e das mensagens incompreensíveis que invadem nossos olhos. Mensagens “esclarecedoras” como ““0x2753a7d0” fez referência à memória no “0x2753a7d0”. A memória não pode ser “read”. Clique em OK para encerrar o programa”. E ficamos lá, pasmos, como se estivéssemos falando com algum estrangeiro, de cuja língua não sabemos nem o básico.
Não é a toa que, em um parque em Los Angeles, você pode pagar dez dólares para destruir a marretadas um computador completo. Uma forma deliciosa de exorcizar nossa raiva sobre essa engenhoca que consegue, concomitantemente, facilitar e atormentar nossa vida.

4 comentários:

  1. Tem tb esse:
    "Não existe memória suficiente para executar essa operação, fecha janelas e tente novamente mais tarde"
    Detalhe, nada está aberto! Existe apenas a tentativa inutil de abrir uma planilha no excel...e só pra saber.... mais tarde quando???
    Ninguém merece computador!!!
    Amei o texto Tati!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Tati!!!! Rimos bastante e de novo, lembramos muito da Mônica...

    Tem mais um: erro fatal... quer dizer que podemos ser eletrocutados a qualquer momento???? Ou saía correndo porque o computador vai explodir... ou seja... fatal...

    ResponderExcluir
  3. Ahahahahaha... Excelente!!! Isso sem contar no maior paradoxo da história da computação:

    Para se desligar a máquina, primeiro precisamos clicar em "iniciar". Vai entender...rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Falando em indecifrável, os programadores poderiam nos poupar das charadas e das mensagens incompreensíveis que invadem nossos olhos. Mensagens “esclarecedoras” como ““0x2753a7d0” fez referência à memória no “0x2753a7d0”. A memória não pode ser “read”. Clique em OK para encerrar o programa”. E ficamos lá, pasmos, como se estivéssemos falando com algum estrangeiro, de cuja língua não sabemos nem o básico.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir