terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Que Deus não me ouça!


Que Deus não me ouça, mas quando dá tudo muito certo na vida, a chance dessa vida perfeita tornar-se monótona é grande (já ouço o coro de uma minoria: invejosa, mal amada!!). E, antes que o coro aumente, não estou desejando uma vida recheada de acontecimentos ruins, mas, sim, de acontecimentos inusitados que, na maioria das vezes, nos levam a questionar planos e comportamentos que aparentemente são perfeitos.
Então, a minoria que me desculpe, mas sofrer o impacto de variáveis que influenciam e mudam os nossos planos perfeitos tem também seu lado positivo. Saímos da zona de conforto, e passamos a enxergar, de forma diferente, padrões e comportamentos que nos são apresentados como normais.
Tentei ter uma vida linear, mas meus esforços foram em vão. Ao invés de fixar raízes em um único lugar, morei em diversas cidades, além de Niterói – RJ, onde nasci: Curitiba, Salvador, San Diego, na Califórnia e Florianópolis. Casei-me. Cinco anos depois me separei. Tenho 37 anos. Não tenho filhos. Formei-me em Publicidade e Propaganda, mas sempre trabalhei na área de marketing. E, dentre todos os acontecimentos que de alguma forma “entortaram” minha vida, o divórcio foi o que mais me marcou. É sempre uma fase difícil, angustiante, devastadora. É a destruição de um cenário, supostamente perfeito, no qual todos querem estar. Foi nessa fase que, assistindo ao filme “O Clube da Luta”, achei ter encontrado a resposta para tudo o que estava acontecendo na minha vida, quando o ator Edward Norton falou: “você deve aceitar a idéia de que, de repente, Deus não gosta de você”. Aí estava a chave de tudo: a força superior estava contra mim, queria castigar-me. Até que percebi o quão idiota era esse pensamento, e virei o jogo. Comecei a pensar que sempre existe um lado positivo até mesmo nos acontecimentos que jogam por água abaixo tudo aquilo que projetamos. Passei a enxergar que, quando uma variável qualquer muda o curso de nossas vidas, conseguimos analisar as coisas sob outro ângulo, ângulo esse que fica escamoteado quando vivemos de forma linear, padronizada, pasteurizada.
A partir daí vi o quanto é mais leve e fácil rirmos das nossas desgraças, sermos sarcásticos diante das intempéries e mini-catástrofes do nosso dia-a-dia. E que sempre, seja lá com o que ou com quem estivermos lidando - um objeto, a natureza, um comportamento, o próprio ser humano - podemos encarar sob outra perspectiva.
Foi assim que resolvi escrever. Sobre coisas que me irritam, sobre padrões de comportamento que já não me parecem tão naturais, sobre acontecimentos que podem levar qualquer ser humano até a tênue linha entre a sanidade e a loucura. Mas o “olhar” sobre todas as coisas que escrevi é um “olhar” diferente, desconfiado, debochado. Busquei rechear cada um dos textos com humor e sarcasmo. Porque levar a vida muito a sério, só encurta o tempo que temos para aproveitá-la. E que Deus não me ouça!

21 comentários:

  1. Querida Tati,
    Acompanharei, sempre que possivel, o seu blog.
    Sucesso para voce (interior, exterior, seja o que for), pois voce merece!!!

    ResponderExcluir
  2. "... de repente Deus não gosta de você..."
    Penso diariamente nisso!hehehehehe

    Muito bom Tati!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tati linda!
    eu, que já assisti alguns "stand-up comedy" informais seus (ha ha ha), tenho certeza que este seu projeto vai dar super certo. Tomara que o mundo tenha a sorte de conhecê-lo rapidinho.

    Muito sucesso e muito trabalho para você.
    ... E muitas gargalhadas para nós!

    1 beijão.

    ResponderExcluir
  5. olha só quem tá no ar!!!
    só vc mesmo hein.
    bjk e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Já vi que vou ler sempre, identificação pura!!Hahahhahahaa
    Surtos em decorrência do uso do computador são uma constante em minha vida, odeio cantar parabéns (com direito a comunidade no orkut), tenho medo de avião, sim obrigada....

    Gata, parabéns e sucesso sempre!
    Beijos do MS

    ResponderExcluir
  7. Oba! Blog da Tatti, que coisa boa! Quero ler muuuito... beijocas

    ResponderExcluir
  8. Tatiana parabens pela sua entrevista no Jo muito bom adorei. Ops desculpa pelos parabens, esqueci que vc nao gosta! rssssss...

    ResponderExcluir
  9. Acabei de assistir à sua entrevista no Jô! (acabei MESMO, não tem 2 minutos) Meus parabéns, ótima forma de se ver a vida! Me identifiquei e vou comprar o livro!
    Abraços,
    Gabriela de Salvador - BA

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela entrevista no Jô, show de bola!

    ResponderExcluir
  11. ví sua entrevista no jô e axei seu blog ADOREIII
    esse texto e mto bacana vou visitar sempree
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá meu nome é Jackeline Müller moro em Bonito/MS, vi sua apresentação no Jô e adorei te desejo muito sucesso...

    ResponderExcluir
  13. Olá, vi ontem a sua entrevista no Jô e já estou à procura do livro pra comprar... Ri mto.
    Confesso que tbm detesto que cantem parabens pra mim. Aff, ninguém merece.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista no Jô...ri muito. O livro ficou fantástico e como te disse, lendo eu fico rindo e chorando ao mesmo tempo das histórias...coisa de maluco...hehehe.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Tati! Tudo bem?

    Adorei sua entrevista no Jô. Parabéns, você é fantástica! Também sou publicitário (tenho uma produtora de áudio) e fiquei curioso em saber como outra pessoa da área reage a tudo isso.

    Gostaria de manter contato com você. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá Tatiana!
    Sua entrevista no jô foi uma daquela que eu passo dias comentando com os amigos.
    A primeira impressão que eu tive foi: Cara que mulher Louca, logo em seguida foi:Ela é completamente louca... rs... Uma louca adorável posso assim dizez, adorei tudo, seu jeito me encantou. Eu mal podia esperar o dia seguinte, entrei na net para dar uma olhadinha em seu livro e estou louca para compra-lo, sem dúvida esta no topo da minha lista.
    Pq não compro logo?
    Bem, é que ainda estou me recuperando das minhas ultimas aquisições, 14 livros de uma vez... poisé, sou viciada..
    Amaria é ter o seu livro autografado, seria perfeito...
    Bem terminado meu comntario com uma tirada indireta para você, e concluido com muitos votos de boa sorte, eu vou indo..
    beijos tati, que tudo melhor aconteça.

    ResponderExcluir
  17. ei

    disponibiliza o livro pra nois baixar

    (se ja tiver como, manda o link)

    qro mto ler o livro

    e parabéns pela entrevista no jô

    assisti tudinho

    bjooos

    ResponderExcluir
  18. Tati, parabéns pela entrevista! Hoje eu passei numa loja da Saraiva e não tinha seu livro pra vender. Acho que houve uma corrida às livrarias depois do Jô e acabou tudo! rs

    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Tati,parabéns pelo livro e por sua trajetória vitoriosa,um grande beijo da tereza amiga de sua mãe.

    ResponderExcluir
  20. Guriazinha, te conheci através do nosso editor Artur Rodrigues. Estou muito feliz por ter fechado contrato com a editora Litteris e espero trilhar um caminho belo como o seu. Sorte e sucesso pra nós ! bjo

    ResponderExcluir